Inventário de Beck

Este questionário é um bom guia para terapeutas e médicos avaliarem seus pacientes. Uma grande porcentagem da população sofre de depressão e não sabe que sofre por má informação. Às vezes, queixam-se de fadiga, preguiça ou frescura. Ou, simplesmente, vão levando a vida sem entender bem o que vem acontecendo.Você pode aplicar o teste que se segue e ver se seu amigo, paciente ou parente está deprimido ou não.
Inventário de Depressão de Beck
Nome: __________________________________________________
Data: ____________
Neste questionário aparecem vários grupos de afirmações. Por favor, leia com atenção cada um deles. A seguir, assinale qual das afirmações de cada grupo descreve melhor seus sentimentos durante a ÚLTIMA SEMANA, INCLUINDO O DIA DE HOJE.
Faça um círculo no número que está à esquerda da afirmação que você escolher. Se dentro de um mesmo grupo, existir mais de uma afirmação que considere aplicável a seu caso, marque-a também. Assegure-se de haver lido todas as afirmações dentro de cada grupo antes de fazer a escolha.
1.0. Não me sinto triste.
1. Sinto-me triste.
2. Sinto-me triste continuamente e não posso deixar de sentir-me assim.
3. Sinto-me tão triste ou tão infeliz que não posso suportá-lo.
2.0. Não me sinto particularmente desanimado em relação ao futuro.
1. Sinto-me desanimado em relação ao futuro.
2. Sinto que não existe nada porque lutar.
3. O futuro não apresenta nenhuma esperança e as coisas não melhorarão.
3.0. Não me sinto como um fracassado.
1. Fracassei mais do que a maioria das pessoas.
2. Quando olho para trás, o único que vejo é um fracasso atrás do outro.
3. Sou um fracasso total como pessoa.
4.0. As coisas me satisfazem tanto como antes.
1. Não desfruto das coisas tanto como antes.
2. Já não tenho nenhuma satisfação em relação às coisas.
3. Estou insatisfeito ou chateado em relação a tudo.
5.0. Não me sinto particularmente culpado.
1. Sinto-me culpado em muitas ocasiões.
2. Sinto-me culpado na maioria das ocasiões.
3. Sinto-me culpado constantemente.
6.0. Não acho que esteja sendo castigado.
1. Sinto que talvez esteja sendo castigado.
2. Espero ser castigado.
3. Sinto que estou sendo castigado.
7.0. Não estou descontente comigo mesmo.
1. Estou descontente comigo mesmo.
2. Estou desgostoso comigo mesmo.
3. Detesto-me.
8.0 Não me considero pior do que qualquer outro.
1. Autocritico-me por minha debilidade ou por meus erros.
2. Sempre me culpo por minhas faltas.
3. Culpo-me por tudo de ruim que acontece.
9.0. Não tenho nenhum pensamento de suicídio.
1. Às vezes, penso em me suicidar, mas não o farei.
2. Desejaria terminar com minha vida.
3. Suicidar-me-ia se tivesse oportunidade.
10.0. Não choro mais do que o normal.
1. Agora, choro mais do que antes.
2. Choro sempre.
3. Não posso deixar de chorar mesmo quando me proponho.
11.0. Não estou particularmente irritado.
1. Chateio-me ou me irrito mais facilmente do que antes.
2. Sinto-me sempre irritado.
3. Agora não me irritam, de nenhuma maneira, coisas que antes me impacientavam.
12.0. Não perdi o interesse pelos outros.
1. Estou menos interessado nos outros do que antes.
2. Perdi grande parte do interesse pelos outros.
3. Perdi completamente o interesse pelos outros.
13.0. Tomo minhas próprias decisões.
1. Evito tomar decisões, mais do que antes.
2. Para mim, tomar decisão é mais difícil do que antes.
3. É impossível, para mim, tomar decisões.
14.0. Não acredito que tenha pior aspecto do que antes.
1. Não estou preocupado porque pareço envelhecido e pouco atraente.
2. Noto mudanças constantes em meu aspecto físico que me tornam pouco atraente. 3. Acho que tenho um aspecto horrível.
15.0. Trabalho como antes.
1. Tenho que me esforçar mais para começar a fazer algo.
2. Tenho que me obrigar a fazer algo.
3. Sou incapaz de realizar alguma tarefa.
16.0. Durmo bem como sempre.
1. Não durmo tão bem quanto antes.
2. Acordo 1-2 horas antes do habitual e demoro a dormir de novo.
3. Acordo várias horas antes do habitual e já não posso voltar a dormir.
17.0. Não me sinto mais cansado do que normalmente.
1. Canso-me mais do que antes.
2. Canso-me quando faço qualquer coisa.
3. Estou cansado demais para fazer qualquer coisa.
18.0. Meu apetite não diminuiu.
1. Meu apetite não é tão bom quanto antes.
2. Agora tenho muito menos apetite.
3. Perdi completamente o apetite.
19.0. Não perdi peso ultimamente (se está tentando perder peso, esta pergunta fica invalidada).
1. Perdi mais de 2 kg. Estou tentando perder peso.
2. Perdi mais de 4 kg, intencionalmente, comendo menos.
3. Perdi mais de 7 kg. Sim _____ Não _____ (No caso afirmativo invalidar a resposta)
20. Não estou preocupado por minha saúde.
1. Preocupam-me os problemas físicos como dores, etc. O mal-estar no estômago ou as gripes.
2. Preocupam-me as doenças e tenho dificuldade em pensar em outras coisas.
3. Estou tão preocupado pelas doenças que não posso pensar em outras coisas.
21.0. Não observei nenhuma mudança em meu interesse pelo sexo.
1. A relação sexual me atrai menos do que antes.
2. Estou muito menos interessado no sexo do que antes.
3. Perdi totalmente o interesse sexual.
Qualifica-se somando somente as respostas, a forma de classificar a pontuação é a seguinte:
  • 0 a 12 pontos: pessoa sem depressão clínica
  • 13 a 20: sintomas depressivos leves
  • 21 a 30: depressão moderada31 ou mais: depressão severa.

Nenhum comentário: